Visitantes


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

PEIXE OU AQUÁRIO ?

Quando observamos um peixe vivo, em movimento dentro de um aquário com água, vemos um peixe e um aquário, dois objetos isolados, ou podemos ver a relação peixe-aquário,considerando a natural interdependência? Podemos compreender que o sujeito não está separado do objeto? Mas que eles inter-são? A insegurança mental, gerada em grande parte pela ilusão, ofusca a percepção, confunde o olhar e acabamos vendo o peixe e o aquário separadamente. Esta maneira falsa de lidar com a realidade, tem como foco central a ilusão. A mente condicionada não é capaz de ver que, sujeito e objeto se fundem na relação vincular, na co-dependência. O condicionamento acostumado com a separação, com as partes isoladas do todo contextual, não consegue apreender a relação de interdependência. Neste Universo, tudo depende de tudo, porque tudo está em relação. Criamos a falsa ilusão de um "Eu" independente e dizemos " Eu sou mais Eu", "Eu me basto". Pura ilusão, porque ninguém está sózinho. Dependemos uns dos outros.Nem peixe nem aquário mas peixe-aquário, aquário-peixe.
Abraços ****
Vivi

Nenhum comentário:

Postar um comentário