Visitantes


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MEDITAÇÃO E SAÚDE

MEDICINA SE RENDE À PRÁTICA DA MEDITAÇÃO
por Ricardo Westin
Publicado no Estado de São Paulo, de 07 de julho de 2006

Ministério da Saúde baixou portaria incentivando postos de saúde e hospitais a oferecer a técnica em todo o País.
“Em fevereiro, a agência do governo dos EUA responsável pelas pesquisas médicas (NIH, na sigla em inglês) reconheceu formalmente a meditação como prática terapêutica que pode ser associada à medicina convencional. Em maio, o Ministério da Saúde brasileiro baixou uma baixou portaria em que incentiva postos de saúde e hospitais públicos a oferecer a meditação em todo o País.
Essas ações governamentais são sinais de tendência de encarar a meditação não simplesmente como prática de bem-estar, que bem apenas à mente e ao espírito.
Parar diariamente alguns minutos para se concentrar e se desligar do turbilhão de pensamentos que ocupam constantemente a cabeça também ajuda a manter a saúde física.
“A meditação é diferente da medicina convencional porque quem cuida de você não é o médico. É você mesmo!”, explica a médica anestesista Kátia Silva, que coordena as atividades de meditação no Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo.
Na cidade, 70% dos postos de saúde oferecem atividades da chamada medicina tradicional, que inclui acupuntura, tai chi chuan e meditação.

Abraços****

Nenhum comentário:

Postar um comentário