terça-feira, 6 de março de 2012

PRÁTICAS MEDITATIVAS

Devido aos benefícios oferecidos pela prática regular da meditação, na plena atenção, médicos, psicólogos, terapeutas e demais profissionais, recomendam-a como uma ferramenta para a manutenção da saúde física, mental e espiritual. Com os avanços da tecnologia e da neurociência, as pesquisas realizadas em universidades estrangeiras e brasileiras, evidenciam os inúmeros benefícios da meditação, como por exemplo: refinar a atenção, atenuar as emoções destrutivas e seus efeitos deletérios para o organismo humano, intensificar as emoções saudáveis, proporcionando mais bem-estar para o praticante, em todas as idades. Os efeitos salutares no sistema endócrino, imunológico, cardiovascular e respiratório, incluindo o sistema nervoso central, apontados pelas pesquisas científicas, incluem a meditação com foco atencional sustentado, como uma possibilidade de auto-educação mental e autoregulação orgânica, considerando os dispositivos da neuroplasticidade e da epigenética. Cultivar um estado de presença serena, com equilíbrio emocional e clareza mental, pode favorecer relações com mais qualidade que se expressam num modo de vida harmonioso e altruísta. Na simplicidade da felicidade genuína, a meditação na plena atenção, abre os caminhos para plena realização do potencial humano.
Abraços ****
Vivi

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