Visitantes


quarta-feira, 15 de agosto de 2012


ATENÇÃO e CONCENTRAÇÃO NAS PRÁTICAS MEDITATIVAS

 MÓDULO I

31 agosto e 01 setembro 2012

 

Atenção e concentração são faculdades que quando treinadas se fortalecem e expandem, qualificando nosso modo de ser e estar no mundo, favorecendo um estado qualificado de presença.

A meditação é o fruto da atenção e da concentração, da capacidade de manter um foco. É um instrumento que viabiliza a plena realização do potencial humano.

A prática meditativa atenua as emoções destrutivas, intensifica as emoções saudáveis, educando a mente para aprender a lidar com o estresse, sendo fonte restauradora do equilíbrio psico-fisiológico.

Praticada com regularidade, a meditação permite um viver com mais dignidade, oferecendo meios competentes para atuar no cotidiano.

Neste seminário teórico-vivencial, serão abordadas técnicas das tradições Yoga, Vedanta Advaita,  budista Mahayana e cristã. Cada uma a seu modo aponta em direção à experiência do Sagrado, que não é patrimônio de nenhuma religião embora transite por todas.


GRANDES TEMAS
• Atenção – conceito e objetivos;
• Motivação e construção de novos interesses;
• Concentração tendo por apoio os sentidos e seus objetos de percepção;
• A meditação nas tradições orientais e nas monoteístas;
• A meditação além das fronteiras históricas e culturais, como via de conhecimento, autoconhecimento e compreensão.


Vivi Tuppy - Psicopedagoga, Bioterapeuta, Professora de Ética e Práticas Meditativas com formação pela Associação Palas Athena/SP, coordena grupos de meditantes, Gestora dos Programas Educadores da Paz e Gestores da Paz junto à Diretoria Estadual de Ensino de Araçatuba/SP, atuando com as Práticas Atencionais do Centramento e Coordenadora do Comitê da Alta Noroeste Paulista para a Cultura de Paz em Araçatuba/SP. 

INVESTIMENTO: 290,00 (pode ser dividido em 3x no cheque)
Reserva de Vaga: (18) 3622-7053
espacointeracao@uol.com.br


Um comentário:

  1. Prof Vivi
    Sou aluna de psicologia e estou desenvolvendo o meu estagio sobre este tema. Queria muito este artigo publicado na Revista Bras de Medicina de Família e comunidade: Práticas Contemplativas nas Escolas Públicas
    Se puder me ajudar fico muito grata
    Lucia

    ResponderExcluir